top of page

PALESTRANTES.

image.JPG

NEGO BISPO

Nego Bispo é liderança quilombola da comunidade Saco do Curtume, localizada no município de São João do Piauí (PI). Lavrador, intelectual e poeta formado por mestres e mestras de ofício, é uma das mentes mais inventivas e críticas a pensar novas epistemologias, formas de resistência e insurgências para as comunidades tradicionais. É autor do livro “Colonização, Quilombos: modos e significações”, que traz densas problematizações a partir das referências construídas na oralidade, memória e ancestralidade quilombola. As cores da terra, o tempo do campo, a dissidência urbana e o pensamento contracolonizador formam tessituras na criação de uma métrica negra, quilombola, inscritas no território existencial e na poesia visceral de Nego Bispo.

DSCF7912.JPG

CLAUDIA CRISTINA DA SILVA FONTINELES

Possui doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2003), especialista em História sociocultural pela Universidade Federal do Piauí (1999) e em História Politica Contemporânea pela Universidade Estadual do Piauí (2001), graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (1998). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí e coordenadora de História PIBID/CAPES da Universidade Federal do Piauí., atuando na Pós-graduação em História do Brasil e no Departamento de História. Desenvolve pesquisas referentes à História. cidade, memória, política, movimentos sociais, educação, ensino e esportes.

sueli50.jpg

MARIA SUELI R. DE SOUSA

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (1996) e Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2003), advogada, mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2005) e é doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (2009). Tem experiência na área de Direito, Sociologia e Antropologia, com ênfase em teoria do Direito, Sociologia Jurídica, Antropologia Jurídica, Direito Ambiental e Socioambiental, Hermenêutica Constitucional e Direito Constitucional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: pesquisa empírica com direito constitucional, direito ambiental e Socioambiental, direito territorial, direito agrário, direito das mulheres, direitos humanos, relação cultura e natureza, populações camponesas, tradicionais e quilombolas, gênero, convivência com o semi-árido. 

elson-rabelo.png

ELSON DE ASSIS RABELO

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Piauí, Mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco, com Estágio Sandwich na Escuela Nacional de Antropología e Historia, na Cidade do México. É pesquisador do CNPq, com pesquisa sobre história da fotografia e teoria da imagem. Tem experiência de pesquisa sobre a história dos espaços contemporâneos do rio São Francisco e do Nordeste brasileiro. Publica, ensina e orienta trabalhos com os seguintes temas: história, fotografia e visualidade; usos sociais das imagens; história e literatura; discursos e imagens sobre as culturas populares; configurações e identidades espaciais.

WhatsApp Image 2018-10-19 at 21.27.05.jp

DINALDO BARBOSA DA SILVA JUNIOR

Professor da Universidade Federal do Amapá, Campus Binacional (BRASIL). Ênfase em História das Prisões, Direitos Humanos e Segurança Social na Fronteira. Doutor em Derechos Humanos, Democracia y Justicia Internacional por la Universidad de Valencia - España

10984453_1013161015375796_42656632636733

MARYLU ALVES DE OLIVEIRA

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Piauí (2005), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2008) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2016). Pesquisa as seguintes temáticas: Cultura Política, Anticomunismo, Partidos Políticos, PTB, Trabalhismo e Trabalho. Professora efetiva da Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Picos, desde 2009.

Diretor_Prof._Dr._Francisco_Gleison20180

FRANCISCO GLEISON DA COSTA MONTEIRO

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001). É Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Atualmente é professor Adjunto, da Universidade Federal do Piaui - UFPI, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Membro do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil/CMPP e Coordenador do Programa de Extensão Restauração, Catalogação e Digitalização de documentos eclesiásticos das cidades de Oeiras, Picos e Jaicós, Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa em História do Piauí Oitocentista e membro do NUPEDOCH (Núcleo de Pesquisa e Documentação em História). 

WhatsApp Image 2018-10-19 at 21.14.45.jp

IAEL DE SOUZA

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Até 31 de julho de 2009, atuou como professora substituta concursada da Universidade Federal do Ceará. Coordenou, em conjunto com alunas do PET (Programa Especial de Treinamento) em Pedagogia da UFC, o GD (Grupo de Discussão) Teoria, Metodologia e Personalidade na Docência. Embora a formação inicial tenha sido em Ciências Sociais, a atuação profissional tem sido significativa na área de Educação e Ciëncias Humanas. Concursada pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), exercendo o cargo de Professora Assistente, tendo assumido e entrado em exercício em 14 de janeiro de 2010. Atualmente, doutoranda da Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UNICAMP.

WhatsApp Image 2018-10-19 at 13.33.45.jp

IDELMAR GOMES CAVALCANTE JUNIOR

Doutor em História Social e Mestre em História do Brasil, sou professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Republicano e Teoria da História, investigando, preferencialmente, os seguintes temas: Movimentos Juvenis, Cidade e Identidade. Também lidero o Grupo de Pesquisa Juventude, Cultura e Identidade(Lattes/CNPQ).

bottom of page